Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A PROTETORA DE TODOS OS BRASILEIROS


    Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil, é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, com feriado nacional desde 1980, mesmo ano em que o Papa João Paulo II consagrou a cidade de Aparecida, interior de São Paulo. É o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45 mil fiéis.
     HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
    Em 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves estavam no rio Paraíba com a missão de pescar os melhores peixes para a festa em homenagem ao governador da província de São Paulo e Minas Gerais de Ouro. Após inúmeras tentativas frustradas, os três pescadores rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. No lugar dos peixes, recolheram na rede, o corpo da imagem de uma Santa. Lançando-se novamente a rede, veio a cabeça. Depois que a recolheram, os peixes brotavam  ao redor do barco.
     Pedroso ficou com a imagem e a colocou em sua casa, onde amigos e familiares  iam para rezar. Como o número de pessoas só aumentava ele resolveu construir um oratório para a imagem, que em 1735, ganhou uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, construída pelo vigário de Guaratinguetá. Inúmeros milagres começaram a ser atribuídos à santa. Cem anos mais tarde, um novo santuário que abrigasse mais pessoas se fazia necessário,  e em 1834 iniciou-se a construção da Basílica Velha. Anos mais tarde , em 1888, a Princesa Isabel visitava pela segunda vez a basílica  e ofereceu à santa uma coroa de ouro e um rico manto azul para pagar uma promessa.
     A população ao redor da igreja só aumentava, e em 1928 o povoado virou município. Um ano mais tarde o Papa Pio XI proclamou a santa como Rainha do Brasil e padroeira oficial do pais, que já havia sido coroada por decreto da Santa Sé, em 1904.
     Em forma de cruz grega, com 173m de comprimento. 168m de largura e cúpulas de 70m de altura, foi erguida a Basílica Nova, em 1955, para atender aos mais de sete milhões de romeiros que ciculam por lá todos os anos. E quando a devoção completou 250 anos em 1967, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida a Rosa de Ouro, gesto como reconhecimento da importância dessa linda devoção mariana.
Fonte de pesquisa Jornal do Evangelizador Padre Reginaldo Manzotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário