Pesquisar este blog

domingo, 24 de junho de 2012

O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO

 LIBERDADE = A REALIDADE TENSIONAL

     TER liberdade é SER livre.
      O ser livre, portanto é o ter liberdade, será explicitado pelo humano em seu agir. Podemos conceituar a LIBERDADE como sendo a elegância da existência humana, ou o estilo do viver humano.
       LIBERDAE =  elegância da existência humana; o estilo do viver humano.
       O SER livre  requer o TER liberdades. O indivíduo terá fatalmente em seu viver, liberdades tantas quantas forem seu envolvimento social, cultura, religioso, político, econômico, familiar, comercial, etc.
       Não existe um ser livre sem ter liberdades, isso seria abstração, utopia. Devemos também lembrar sempre que liberdades não são concessões, nem dádivas vindas de fora; são isso sim exigências de dentro da própria liberdade. É algo intrínseco ao próprio processo. Tenho total liberdade de doar e me sentir pertencer a determinado grupo humano, mas não tenho para mudar sua (s) estrutura (s) de natureza interna.
       Tenho total liberdade e posso participar e fazer parte de uma determinada equipe de futebol, entretanto, isso não me dá a liberdade de mudar as suas cores, por exemplo. Tenho  a liberdade  de fazer parte e não tenho de modificar algo já preestabelecido.
       Participo assim, como ser humano e tenho liberdade de, segundo minhas convicções e conhecimentos, pertencer a alguma agremiação política, social, econômica e religiosa, sem ter a liberdade de muda-las em suas estruturas, metodologia, ideologia, acervo de normativas.
       Tenho liberdade de pertencer  à Comunidade de Aliança Água Viva, mas não tenho de modificar ou não aceitar suas andanças. Tenho a liberdade de, mas não tenho a liberdade para! Como indivíduo tive a liberdade livre e responsavelmente aceitar a incumbência do esposo ao decidir casar-me, não tenho liberdade entretanto de continuar com uma vida de solteiro. Com o casamento sou imbuído de afazeres e responsabilidades que como solteiro não tinha. Como casado agora, assumo as responsabilidades e vivo livre, à medida em que assumir essas liberdades, caso contrário serei sempre um prisioneiro de mim mesmo.
        Assim, a liberdade do ser humano é ilimitada, e as liberdades podem ser limitadas. Elas dependem dos outros.
        Um dito popular nos parece bem a propósito:
        MINHA LIBERDADE TERMINA, ONDE COMEÇA A DO OUTRO

Ffonte pesquisa Programa Família de Deus- RÁDIO EVANGELIZAR AM 1060

Nenhum comentário:

Postar um comentário