Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

AS OBRIGAÇÕES DE TODO CATÓLICO

     Além dos Dez Mandamentos da Lei de Deus, existe também os Cinco Mandamentos da Igreja. E vale lembrar que mandamento deve ser cumprido, pois não é um conselho ou uma recomendação.
      Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. (Lc 10,16). Ou seja, para servir a Deus deve-se obedecer a Cristo, para obedecer a Cristo, deve-se seguir as leis e obrigações da Igreja.
       Os mandamentos da Igreja tem como objetivo garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo. (CIC 2041)
    -1º MANDAMENTO DA IGREJA:
      Participar da missa inteira aos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho.
      O objetivo é abster-se de qualquer trabalho ou negócio que possa impedir a santificação desses dias importantes onde se honra o mistério de Deus.
    - 2º MANDAMENTO DA IGREJA:
           Confessar-se ao menos uma vez por ano.
           É a preparação que o católico faz para a Eucaristia, pois é através do reconhecimento dos pecados que se pode vencê-los.
     - 3º MANDAMENTO DA IGREJA:
            Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da Ressurreição.
            Esse mandamento garante, que ao menos nas festas pascais, o católico deve receber o Corpo de Cristo, origem de toda a fé cristã.
       - 4.º MANDAMENTO DA IGREJA:
             Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Igreja.
             O jejum não precisa ser radical, mas sim um café de manhã leve, um almoço reduzido e um leve lanche à tarde. Sem mais nada nos intervalos. É através do jejum e da penitência que o católico se prepara para as festas litúrgicas.
         - 5º MANDAMENTO DA IGREJA:
              Ajudar a Igreja em suas necessidades.
Os católicos devem ajudar a sua Igreja nas necessidades materiais, não importa a quantia, mas sim que seja dado com alegria.
                Estes cinco mandamentos da Igreja, na sua forma atual, foram promulgados em 2005  pelo Papa Bento XVI, quando suprimiu o termo dízimos do quinto mandamento.
fonte: CDC  CÓDIGO DO DIREITO CANÔNICO). E JORNAL EVANGELIZAR É PRECISO PE.
REGINALDO MANZOTTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário