Pesquisar este blog

sábado, 24 de março de 2012

PATERNIDADE FECUNDA

  DENTRO DO PERÍDO QUARESMAL, COM SUA RICA ESPIRITUALIDADE DO DESERTO, NÃO COMO LUGAR DE SOLIDÃO. MAS DE ENCONTRO COM DEUS E CONSIGO MESMO, PODEMOS ENCONTRAR ALGUNS OÁSIS PRIVILEGIADOS. UM DELES É A SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ. PATRONO UNIVERSAL DA IGREJA. O TRADICIONAL DIA 19 DE MARÇO NÃO FOI ALTERADO PELA REFORMA LITÚRGICA DO CONCÍLIO VATICANO II, SENDO MANTIDO COMO GRANDE SOLENIDADE NO CALENDÁRIO DA IGREJA. ESSE DIA FESTIVO, LONGE DE ATRAPALHAR A ESPIRITUALIDADE QUARESMAL, A CONFIRMA E ENOBRECE.
   POUCAS SÃO AS PASSAGENS BÍBLICAS QUE FALAM DESSE HOMEM PIEDOSO. SUA PRESENÇA NA HISTÓRIA SAGRADA É BEM DISCRETA. PORÉM, A ECONOMIA DE CITAÇÕES EXALTAM SOBREMANEIRA A GRANDEZA DE SUA PESSOA. NA PRIMEIRA VEZ QUE É CITADO, SUA VIDA É ASSOCIADA À LINHAGEM REAL DE DAVI E À PATRIARCAL DE ABRAÃO. EM SUA PESSOA SE CUMPREM AS ANTIGAS PROFECIAS DE QUE O MESSIAS VIRIA DA DESCENDÊNCIA DE DAVI E, COMO OS ANTIGOS PATRIARCAS , ELE SERIA CONDUTOR DO POVO DE DEUS NUMA NOVA ETAPA DE SUA CAMINHADA HISTÓRICA.
    SÃO JOSÉ TEVE A CORAGEM DE MUDAR OS PLANOS DE SUA VIDA PORQUE ACOLHEU UMA MISSÃO DADA POR DEUS E ACOLHEU MARIA POR ESPOSA E, AO LADO DELA, TORNOU-SE PAI ADOTIVO DAQUELE QUE FOI GERADO EM SEU VENTRE COMO FILHO DE DEUS. A FECUNDIDADE DE SUA VIDA SE MANIFESTOU NÃO ATRAVÉS DA BIOLOGIA, MAS DAS ATITUDES QUE TOMOU A PARTIR DA ESCUTA DA VOZ DE DEUS, ATRAVÉS DO ANJO.TORNOU-SE PAI E ESPOSO, ABRINDO UMA NOVA PÁGINA NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. CUMPRINDO AS TRADIÇÕES E OS PRECEITOS DA LEI, OFERECEU O SACRIFÍCIO NO TEMPLO, DE ACORDO COM SUA CONDIÇÃO SOCIAL, E APRESENTOU SEU FILHO AO SENHOR. AO OITAVO DIA, LEVOU O MENINO PARA O RITO DE INSERÇÃO NO POVO ELEITO E DEU-LHE O NOME QUE FORA ANUNCIADO PELO ANJO. PARA PROTEGER A VIDA DE SEU FILHO, FUGIU PARA UM PAIS ESTRANGEIRO. AO RETORNAR, NÃO VOLTOU PARA SUA CIDADE, TAMBÉM PARA PROTEGER A CRIANÇA. COM SUA FAMÍLIA VIVEU A VIDA SIMPLES DE SEU POVO NA CIDADE DE NAZARÉ, FREQUENTANDO TODA SEMANA A SINAGOGA.
    SÃO JOSÉ FOI PROVEDOR DE SUA CASA, COM O SUSTENTO DO TRABALHO.EDUCOU O MENINO SEGUNDO A TRADIÇÃO E ENSINOU A ELE SUA PROFISSÃO. QUANDO ADULTO, JESUS É RECONHECIDO COMO O FILHO DO CARPINTEIRO. SOBRE O FILHO DE JOSÉ E MARIA, A SAGRADA ESCRITURA DIZ QUE ERA SUBMISSO AOS SEUS PAIS, E QUE CRESCIA EM SABEDORIA ESTATURA E NA GRAÇA DE DEUS.
    UM DOS FRUTOS POSSÍVEIS A SER ALCANÇADO NA QUARESMA, A FECUNDIDADE DA VIDA, TEM EM SÃO JOSÉ UM GRANDE MODELO.  SIGAMOS SEUS PASSOS ESTANDO ATENTOS E SENDO OBEDIENTES AOS SINAIS DE DEUS ATRAVÉS DA HISTÓRIA.
OBS: FONTE DE PESQUISA: JORNAL EVANGELIZAR É PRECISO DE PE. REGINALDO MANZOTTI..

Nenhum comentário:

Postar um comentário