Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

ANSIEDADE

A ansiedade é uma doença que vem afetando grande parte da população. As sensações geralmente são de taquicardia, suor nas mãos e uma sensação de que se pode morrer no segundo seguinte. E esses são de fato sintomas de uma crise ansiosa ou crise de pânico. Outros sintomas presentes para podermos diagnosticar a ansiedade são: dor de cabeça ( celafeia), tensão muscular, tremores, aumento das secreções e aceleração do pensamento o que acaba por causar uma sensação de confusão mental.
  Essa confusão mental ocorre porque a pessoa tenta encontrar uma forma de livrar-se deses sintomas tão ruins que causam enorme desconforto. Nesse instante a confusão tende a ficar ainda maior, causando uma ineficiência da ação, ou seja, não se torna possível resolver o problema.
  Os sintomas aparecem quando encontram uma dificuldade de entender fatos e intercorrências novas ou desconhecidas. O velho ou o conhecido sempre traz a sensação de segurança e controle. O novo acaba por causar esse pânico por não saber o que acontecerá em seguida.
  O importante nesse momento, é conseguir respirar pausadamente ( inspire e conte até 2 e expire intensamente). Dessa forma consegue-se ir diminuindo o ritmo das pulsações e ir relaxando os músculos que encontram-se muito tensionados.
   Fazendo essa respiração por algo em torno de 10 vezes consegue-se diminuir o ritmo cardiáco e o coração passa a bater de forma menos acelerada, aumentando  sensação de que tudo está se acalmando.
   A sensação de medo e todos esses sintomas não devem durar mais do que poucos segundos, mas que para quem está sentindo parece durar uma eternidade.
   Quem possui conhecidos que tenham esses sintomas geralmente não conseguem identificar uma crise de ansiedade, pois todas as sensações já terminaram. Porém uma sensação de fraqueza e de tristeza toma conta da pessoa que teve os sintomas, e nesse momento quem está ao lado dela, pode sim prestar um suporte.
    O ideal é acolher a pessoa deixando-a falar caso queira, sobre as sensações que acabaram  de acontecer. Nessa hora quem está ao lado só pode prestar um favor: acolha a pessoa. não a critique nem fique indicando que ir a um profissional de saúde é necessário. Não é o que a pessoa quer ouvir naquele momento. Para essa conversa haverá o momento certo!
      É importante destacar que o tratamento da ansiedade pode ser feito de duas maneiras: através da Psicoterapia, onde a pessoa procurará conhecer os motivos desses sintomas ocorrerem, o que normalmente faz com que a pessoa sinta-se mal, em quais momentos isso acontece e tentar entender e conhecer um pouco mais dessa doença, para que possa caminhar em direção a uma melhora, visando seu bem estar. Outra forma de tratamento é buscar um psiquiatra e fazer uso de ansiolíticos, que são medicações que baixam os sintomas da ansiedade e facilitam que a pessoa compreenda o que está acontecendo e em que momento esses sintomas aparecem e porque.
    Busquem ajuda e não esqueçam de cuidar de sua espiritualidade, pois sem dúvida alguma, esses fatores ajudarão  a lidar com essa doença e farão com que possam viver com mais qualidade.

    fonte de pesquisa jornal evangelizar é preciso!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário