Pesquisar este blog

sábado, 16 de junho de 2012

A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

    São João Batista é celebrado na liturgia em duas ocasiões diferentes. O seu martírio é lembrado no dia 29 de agosto e a natividade no dia 24 de junho, sendo essa uma das mais importantes festividades desse período.
    O nascimento de joão Batista foi anunciado pelo Arcanjo Gabriel, sendo o filho da velhice de Isabel e Zacarias ( Lc, 5-24). Comemora-se o nascimento desse grande Santo, porque o fato marcou o ínicio do cumprimento das promessas divinas, João é o último profeta da Antiga Aliança. Ele é identificado com Elias, que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo de Israel para sua vinda.
     Após a morte de seus pais, João doou todos os bens da família e viveu na austeridade do deserto. Pregou um batismo de conversão e preparou realmente a vinda de Jesus. Foi João quem batizou CRISTO no Rio Jordão, quando DEUS revelou a dinvindade de JESUS: Este é meu Filho muito amado; no qual encontro o meu agrado (Mc 1,11)
                  CURIOSIDADE:
      Isabel mãe de João estava próxima de dar à luz quando Nossa Senhora foi visita-la e lhe perguntou como poderia ficar sabendo do nascimento da criança. Isabel lhe respondeu que quando João nascesse acenderia uma fogueira bem grande e também mandaria erguer um mastro com uma boneca sobre ele. Assim Nossa Senhora ficaria sabendo que o bebê nasceu.
       Por isso se chama fogueira de SÃO JOÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário