Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

JÁ ESTIVE AQUI ( LEIA É IMPORTANTE)

    Fenômeno também conhecido pela denominação francesa Dejá vu.
    Uma jovem de 16 anos fora a um grupo escolar e percebera que já o conhecia apesar de nunca ter estado nele, antes de entrar em cada sala, descrevia acertadamente, o que nela se encontrava. Seus pais, católicos , não sabiam o que pensar. Como poderia a jovem conhecer tão bem um lugar onde nunca esteve anteriormente? Como poderia se lembrar de algo que nunca viu?
    Casos semelhantes são bastante frequentes, Muitas vezes somos enganados pela nossa memória consciente e podemos jurar que nunca vivemos determinada situação ou nunca estivemos em determinado lugar, mas o inconsciente nunca esquece. Esse fenômeno é chamado, em parapsicologia, de pantomnésia, ou seja, memória de tudo.
    Não precisamos fazer muito esforço quando tentamos nos lembrar de um   fato recente, do telefone de um amigo, de anedota que há pouco escutamos. No entanto, quanto mais antigo o fato,mais dificuldade teremos em lembra-lo. Coisas que aconteceram em nossa infância muitas vezes só chegam ao nosso conhecimento através de nossos familiares. Aconteceu há tanto tempo que a memória consciente já não guarda mais os fatos. O inconsciente, no entanto, guarda tudo. Não é possível para o consciente reter todas as informações a que ele tem acesso diariamente, durante anos e  anos. Nossa mente seria um verdadeiro caos. Mas o que o consciente esquece fica  armazenado, permanentemente, no inconsciente com uma riqueza de detalhes impressionante.
      Até que ponto chega a memória do inconsciente?
      Estudos comprovam que até mesmo antes do uso da razão, nossa memória já guarda no inconsciente tudo aquilo que nos cerca. O inconsciente chega a arquivar até mesmo acontecimentos que tivemos quando crianças de colo.
      Algumas experiências são bastante interessantes. Um parágrafo lido a uma criança de poucos dias é  perfeitamente repetido pela mesma, vários anos depois, sob hipnose, mesmo sem entender o que estaa escutando, o inconsciente guardou o parágrafo inteiro, como se fosse um gravador.
      Com relação à jovem acima, as averiguações que se realizaram,  comprovaram que uma de suas tias esteve visitando o lugar no dia da inauguração do grupo escolar, levando-a no colo. Ela era à época uma criancinha de apenas um ano de idade. É natural que ela não se lembre de nada referente áquele dia, mas seu inconsciente conservou perfeitamente, tudo aquilo que a jovem presenciou.
      Tudo pode não passar de um distúrbio psIquico chamado PARAMNÉSIA: recordação do presente.
OBS: FONTE DE PESQUISA:www.clap.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário