Pesquisar este blog

sábado, 15 de setembro de 2012

HOJE 15 DE SETEMBRO DIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES PADROEIRA DE JUAZEIRO DO NORTE

NOSSA SENHORA DAS DORES.... DA PIEDADE... DA SOLEDADE...DAS ANGÚSTIAS... DAS SETE DORES:

    Nossa Senhora das Dores tem sua festa litúrgica  em 15 de setembro, logo depois da festa da Exaltação da Santa Cruz,celebrada dia 14 de setembro - leia mais sobre esse assunto no artigo do Padre Libânio, na página 15, e sua imagem é geralmente representada por ela sendo ferida com 7 espadas em seu coração imaculado.
    A origem da sua dor é a Paixão e Morte de seu Filho e a data litúrgica foi fixada pelo Papa Pio X que também mudou o título da festa para Virgem Maria Dolorosa, com o objetivo de honrar a dor de Maria Dolorosa, com o objetivo de honrar a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz. E é na palavra de Deus que se encontra as sete dores de Maria:
    1) APRESENTAÇÃO DO FILHO NO TEMPLO ( Lc 2,34 ):
Simeão profetizou que o Filho de Maria salvaria a muitos, mas também seria à ruína de outros, e que uma espada de dor rasgaria a sua alma. Eis que este Menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada transpassará tua alma..
    2) FUGA PARA O EGITO (Mt 2,13-23):  José, Jesus e Maria fugiram para o Egito para salvar o Prometido de Deus. Doia-lhe o coração saber que seu Filho inocente era perseguido e que para salvá-lo naquele momento e única saída era o exílio.
    3) PERDA DO MENINO JESUS ( Lc 2,41-52):  Cristo sumiu por três dias, enquanto Maria o procurava angustiada ele estava no Templo. Quando Maria lá chegou não entendeu a vocação de seu Filho, mas guardava tudo em seu coração.
     4) CALVÁRIO ( Lc 23,27-31 Que mãe suporta ver seu Filho carregando uma cruz sendo insultado como um criminoso a caminho da morte? A vontade de Deus era que Cristo fosse esmagado para abrir as portas da mansão da paz. Que dor avassaladora para a salvação de seu povo!
     5) AOS PÉS DA CRUZ  ( Jo. 19,25-27: Maria assistiu a morte de seu único filho aos pés da cruz, deixando-a na escuridão, sem saber exatamente o que viria a seguir, o que Deus havia preparado para ela e para seu povo, porém, sem perder a fé, com o coração aflito aceitou a vontade do Pai em doloroso silêncio, acreditando que a dor se seu Filho seria transformada em vida eterna para a humanidade.
     6) MARIA RECEBE JESUS DESCIDO DA CRUZ ( Mc 15,42): Depois depositaram jesus em seus braços, tão cândido e belo como em Belém.... Causando um rombo no coração e alma de Maria!
     7) JESUS SEPULTADO ( Lc 23,55-56): As dores de Maria foram seladas com o sepultamento de Cristo. Após todas as humilhações e dores que seu Menino sofreu, ele ainda precisava passar por mais o humilde sepultamento para voltar em glória ressuscitado dentro os mortos.
FONTE DE PESQUISA: JORNAL EVANGELIZAR PADRE REGINALDO MANZOTTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário