Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O CORAÇÃO DE DEUS ( LEIA IMPORTANTE)

         O coração de Jesus aberto pela lança na cruz evoca o coração aberto de Deus Pai,. O primeiro ato de abertura do coração de Deus é a criação com sua beleza, sabedoria e ordem. Do coração do Criador transborda o dom  da criação. Olhando a natureza percebemos como é o coração de Deus por dentro. É puro amor, bondade, comunicação.
         Deus continuou abrindo seu coração, comunicando-se pessoalmente conosco. Este fato chamamos de revelação. Deus fala de si mostra o seu interior, seu plano, sua intimidade , seu coração. Se abriu a nós por amor. Deus mostra-se , aproxima-se de nós e fala conosco como a amigos.
         O máximo amor do Coração de Deus está em ter enviado ao mundo Seu filho. Jesus Cristo. Vendo a Jesus  vemos o coração de Deus, seu amor  que se faz visível, no Verbo feito carne, torna-se como nós, carrega nossos fardos, percorre nossos caminhos, vive a nossa solidão e sofrimento. O Coração de Deus se abre, se mostra e fala ao mundo através do seu filho e deixa-se encontrar e experimentar na história, nos acontecimentos.
          Os profetas antigos revelam que o Coração de Deus se comove ao pensar em nós. Oséas , Isaias, Jeremias, Sofonias descrevem os sentimentos divinos. Deus tem um coração materno, enamorado, sensível, cheio de ternura, misericordioso e providencial.Os salmos proclamam que Deus em sua ternura, abraça toda criatura. Ainda mais, que transborda em toda terra o seu amor ele nos cerca de carinho e de cuidados. É Deus que esgue-nos do chão, tira-nos do lixo, lava nossas feridas, carrega-nos com laços de amor, é nosso aliado e companheiro. Eis o Coração de Deus .
         Impressionante é a afirmação do profeta Sofonias: O teu Deus está no meio de ti como um heroi que salva. Ele exulta de alegria por tua causa, renovarte-á por seu amor, Ele se comove por tua causa com gritos de alegria ( cf 3,17-18). Como é bom sabermos que somos a alegria de Deus.
         As noivas poderão esquecer seus enfeites, as mães poderão esquecer seus filhos, mas Deus nunca se esquecerá de nós atestam os profetas. É mais fácil as montanhas virarem pó que Deus afastar-se de nós. Resta-nos abrir as portas do nosso coração ao amor de Deus. O melhor modo de agradecer tanto amor é amar o próximo, incluindo o inimigo. Só os amados mudam. Só os amados amam. Senhor reza  o salmista, eu confio esperando no teu amor. Crer é confiar e confiar-se ao amor de Deus, ao seu coração.
        Os místicos fazem a experiência do amor enamorado de Deus por suas criaturas e seus filhos e filhas. Deus é Todo Poderoso, mas uma coisa ele não pode fazer, deixar de nos amar. O amor do Coração de Deus é incondicional, sem medidas, inefável, irrevogável.
       Outra revelação do Coração divino está na aliança que Ele selou com a humanidade. Deus é nosso parceiro, amigo, confidente. Confia em nós mesmo sabendo que somos frágeis,incoerentes, infieis. Ele quer nos salvar e faz de tudo nesta intenção, enviando até nós seu Filho amado e o Espírito Santo que é puro amor. Aliança é amizade, parceria, confiança, companheirismo. Deus está do nosso lado, conosco , em nós. O Cristianismo não é uma religião do medo, mas da confiança e do amor do Pai. Não somos anônimos, impessoais, desconhecidos perante Deus. Ele sabe o nosso nome porque nos quis e nos criou. Cada ser humano é um milagre de Deus ( Bento XVI), pois suas mãos nos plasmaram como reza o salmista ( Sl 119,73).
       O Pai Criador está sempre nos recriando, refazendo, recuperando. Deus mora em nosso coração. Há no ser humano o desejo, a procura, a abertura para Deus. Podemos estabelecer uma relação pessoal e filial com o Pai. Isso plenifica o nosso coração.
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário