Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FAMÍLIA ( Leia é importante)


Em agosto, mês das vocações ou mês da família, no Brasil comemoramos o dia dos pais. Resumindo tudo gira em torno da família, que é geradora da vida e berço das vocações. Tudo começa na instituição familiar, pensada
por Deus no ínicio da criação, com Adão e Eva. A família é uma instituição divina e tem a marca de Deus o amor a primeira escola da fé e dos valôres humanos e cristãos é a família.
    De acordo com o Papa Bento XVI, a família é o maior ´patrimônio  da humanidade e o tesouro mais importante dos povos. A família é o espaço sagrado onde nascemos, crescemos e morremos dignamente, porém para ela ser de fato o santuário da vida, é preciso escolher e experimentar os valores fundamentais que
a sustentam: o amor, a fidelidade, o respeito, a espiritualidade, a fé e a oração.
     Você já pensou o que seria de você sem sua família?
A família deve ser um porto seguro. Jesus quando encarnou, escolheu uma família, teve um pai aqui na terra, SÃO JOSÉ, o justo, que o amou e protegeu.
     E no segundo domingo de agosto comemoramos o dia dos pais. Você sabe o motivo da celebração desse dia?
    Os registros da história contam que há mais de 4 mil anos um jovem chamado Elmesu, na antiga Babilônia, moldou em argila o primeiro cartão que homenageava um pai. Ele desejou sorte, saúde, e longa vida a seu pai. Porém a história mais conhecida é a de Sonora Luise,uma americana que em 1909 resolveu criar o dia
dos pais. A data difundiu-se pelo estado de Wasington e mais tarde pelo País inteiro, tornando-se uma festa nacional que foi oficializada em 1972, pelo presidente americano Richard Nixon.
      Esta data é comemorada em todo o mundo, porém em alguns países como Argentina, Canadá, Cuba, Estados Unidos, França e Japão, o dia dos Pais é celebrado em Junho. No Brasil a celebração é sempre no segundo domingo do mês de Agosto.
      No Brasil a festa está associada ao dia de São Joaquim, pai de Maria mãe de Jesus. A comemoração da festa mudou conforme o tempo: originalmente era celebrada no dia 20 de março, associada a São José ( 19 de março); depois foi transferida para o dia 16 de agosto, para associarse ao triunfo da filha na celebração da Assunção (15 de agosto ), e Paulo VI, com a reforma do calendário feita pelo Concílio Vaticano II, associou num único dia - 26 de julho - a celebração de São Joaquim e Santana como ocorre até hoje.
       O dia dos Pais surge no início do século XX, e no Brasil conta-se que teria sido comemorado pela primeira vez em 1953, no dia de São Joaquim, patriarca da família. Nessa época, o dia de São Joaquim já celebrado mundialmente, era comemorado no dia 16 de agosto. Desse dia, passou a festa para o segundo domingo de agosto, foi apenas um passo. A festa surge portanto como homenagem e valorização dos pais de família e ligada, grande parte, a figuras paternas cristãs: São José em alguns países, São Joaquim no Brasil.

Um comentário: