Pesquisar este blog

sábado, 3 de dezembro de 2011

SANTO DO MÊS SANTA LUZIA DE SIRACUSA

   SANTA LUZIA OU SANTA LÚCIA FOI UMA JOVEM ITALIANA NOBRE DA REGIÃO DA SICÍLIA, QUE NASCEU NO ANO DE 283 E FALECEU MUITO CEDO, QUANDO TINHA APENAS 21 ANOS.
SUA HISTÓRIA COMEÇA COM A EDUCAÇÃO QUE RECEBEU DE SUA FAMÍLIA, UMA EDUCAÇÃO ENRAIZADA NO CRISTIANISMO, QUE A LEVOU A FAZER UM VOTO DE VIRGINDADE PERPÉTUA QUANDO MOÇA.. MAS SEU PAI FALECEU CEDO E SUA MÃE,EUTIQUA, AJEITOU UM CASAMENTO COM UM MOÇO DE FAMÍLIA ABASTADA PARA LÚCIA. PORÉM O RAPAZ ERA PAGÃO.
SANTA LUZIA NÃO QUERIA CONTRARIAR SUA MÃE DE IMEDIATO, LOGO PARA GANHAR TEMPO, ELA PEDE UM PRAZO PARA DAR A RESPOSTA AO PRETENDENTE. DURANTE ESTE PERÍODO, SUA MÃE ADOECEU E LÚCIA FOI PEREGRINAR ATÉ O TÚMULO DE SANTA ÁGUEDA EM BUSCA DA CURA PARA A GRAVE ENFERMIDADE, DA MÃE E UMA RESPOSTA
PARA SUA ANGÚSTIA.
FRUTO DESSA PEREGRINAÇÃO, A MÃE DE SANTA LUZIA FOI CURADA,E ELA TEVE CERTEZA QUE SEU CAMINHO ERA JUNTO A DEUS, SEGUINDO O CAMINHO DA VIRGINDADE. SANTA ÁGUEDA APARECEU  À LÚCIA E LHE DISSE: O QUE DESEJA DE MIM? TUA MÃE ESTÁ RESTABELECIDA GRAÇAS A TUA FÉ. COMO DEUS SE DIGNOU A CIDADE DE CATÂNIA POR CAUSA DO MEU MARTÍRIO, ASSIM SIRACUSA SERÁ CELEBRE POR TI, PORQUE, POR TUA VIRGINDADE, PREPARASTE AGRADÁVEL MORADA A DEUS, EM TEU CORAÇÃO.
SUA MÃE ENTENDEU SUA DECISÃO E JUNTAS VENDERAM TODOS OS BENS DA FAMÍLIA E DOARAM OS FRUTOS AOS POBRES, COMEÇANDO TAMBÉM UM TRABALHO DE CARIDADE. MAIS O JOVEM PRETENDENTE AO SER REJEITADO,DENUNCIOU LÚCIA, POR PROFESSAR A FÉ CRISTÃ, ÀS AUTORIDADES DE ROMA, DIOCLECIANO, PERSEGUIAM OS CATÓLICOS. AS AUTORIDADE PERSEGUIRAM LÚCIA E A LEVARAM AO TRIBUNAL DO GOVERNADOR PASCÁSIO.
O GOVERNADOR TENTOU CONVENCE-LA A MANTER O CASAMENTO COM O PAGÃO, MAS LÚCIA ESTAVA DETERMINADA A SEGUIR SUA MISSÃO E RESPONDEU. ADORO A UM SÓ DEUS VERDADEIRO, E A ELE PROMETI  AMOR E FIDELIDADE; O JUIZ ENTÃO SENTENCIOU-A AO PROSTÍBULO, PORÉM , DEZENAS DE SOLDADOS TETARAM CARREGA-LA, MAS SEU CORPO PESAVA MUITO, E NÃO CONSEGUIRAM REMOVE-LA DO LOCAL EM QUE ELA SE ENCONTRAVA . CONTAM QUE ENQUANTO ESTAVA PRESA SEUS OLHOS FORAM ARRANCADOS, MAS NO DIA SEGUINTE , ESTES ESTAVAM NOVAMENTE PERFEITOS, INDIGNADO O GOVERNADOR MANDOU QUEIMA-LA VIVA, MAS NOVAMENTE  ABENÇOADA POR DEUS LÚCIA NÃO MORREU NAQUELE DIA.SEUS AMIGOS A LEVARAM PARA CASA EM ESTADO DE AGONIA , ONDE ELA VEIO A FALECER NO DIA 13 DE DEZEMBRO.
SEU NOME LUZIA, DERIVA DA PALAVRA LUZ E SEUS MILAGRES FORAM RELACIONADOS EM SUA MAIORIA, À CURA DE DOENÇAS DOS OLHOS OU DE CEGUEIRA. POR ISSO TAMBÉM É CONHECIDA COMO PADROEIRA DOS OFTALMOLOGISTAS, AUXILIADORA DA POPULAÇÃO. O ESCRITOR DANTE ALIGHERI, NA OBRA DIVINA COMÉDIA ENALTECEU SANTA LUZIA ATRIBUINDO A ELA A FUNÇÃO DA GRAÇA ILUMINADORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário