Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS

   UMA ANTIGA HOMILIA, LIDA NO OFÍCIO DAS LEITURAS DO SÁBADO SANTO, CONTA, DE UMA FORMA MUITO EMOCIONANTE, AQUILO QUE REPETIMOS NO CREDO: DESCEU À MANSÃO DOS MORTOS, COMO AÇÃO IMEDIATA APÓS A SUA MORTE NA CRUZ, O CRISTO VAI SE ENCONTRAR COM AQUELES QUE DEIXARAM A VIDA E VAI RESGATAR OS JUSTOS QUE DORMEM NA MORADA DOS MORTOS.
   TANTO A LITERATURA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO, QUANTO A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA DOS POVOS VIZINHOS A ISRAEL, DENOMINAVAM COMO SHEOL, HADES E ATÉ MESMO INFERNO, O LUGAR ONDE IAM HABITAR AS PESSOAS FALECIDAS. TANTO OS BONS QUANTO OS MAUS, TODOS, AO SEREM DEPOSITADOS SOB A TERRA, TINHAM O MESMO FIM.
  A NOVIDADE É QUE CRISTO, PELA SUA MORTE, INAUGURA UMA NOVA ETAPA NA CAMINHADA HUMANA.
  A MORTE DEIXA DE SER APENAS O FIM DA VIDA, TORNANDO-SE O PONTO DE PARTIDA PARA UMA NOVA. OS EVANGELHOS NARRAM COMO, AOS POUCOS, JESUS FOI REVELANDO EM SEUS DISCURSOS AQUILO QUE ACONTECIAM NO ÁPICE DA REVELAÇÃO DE SUA PESSOA E SUA MISSÃO. AINDA NA CRUZ, DURANTE SEU PADECIMENTO, O SENHOR GARANTE AO LADRÃO ARREPENDIDO QUE ELE ESTARIA CONSIGO EM SEU REINO.
   DIZ A PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO QUE DE FATO TAMBÉM CRISTO MORREU, UMA VEZ POR TODAS, POR CAUSA DOS PECADOS, O JUSTO PELOS INJUSTOS, A FIM DE NOS CONDUZIR A DEUS. SOFREU A MORTE , NA EXISTÊNCIA HUMANA, MAS RECEBEU NOVA VIDA NO ESPÍRITO. NO ESPÍRITO ELE FOI TAMBÉM PREGAR AOS ESPÍRITOS NA PRISÃO (cf IPD 3,18-19), SEGUNDO A FÉ APOSTÓLICA, O CRISTO NÃO APENAS SOFREU A MORTE HUMANA, MAS FOI TAMBÉM PARA JUNTO DOS MORTOS, ANTES DE RESSUSCITAR, PARA ANUNCIAR-LHES A SALVAÇÃO.
   QUE O SENHOR RESSUSCITOU, NÓS CREMOS E TESTEMUNHAMOS ISSO COM ALGUMA CONSTÂNCIA. É DA RESSURREÇÃO  QUE TEMOS A GARANTIA DA NOSSA. MAS PARA CHEGAR A RESSURREIÇÃO, FALTA AINDA ACOLHERMOS EM NOSSA CULTURA A EXPERIÊNCIA DA MORTE COMO UMA ETAPA DA VIDA. QUE DURANTE A SEMANA SANTA TENHAMOS A CORAGEM DE SEGUIR, NA FÉ, OS PASSOS DO SENHOR ATÉ O FIM. O PONTO DE CHEGADA NÓS SABEMOS QUAL É TENHAMOS A FIRMEZA PARA PERCORRER O CAMINHO.
   COLABORAÇÃO PADRE LEANDRO CURY
ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO. PARA JORNAL EVANGELIZAR É PRECISO.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário