Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER

    NA NARRATIVA DA CRIAÇÃO, EMBORA TENHA SIDO CRIADO JUNTAMENTE COM O MUNDO VISÍVEL, O CRIADOR ORDENALHE QUE SUBJULGUE E DOMINE A TERRA ( CF, GN 1,28).
    EMBORA O HOMEM ESTEJA TÃO INTIMAMENTE LIGADO AO MUNDO VISÍVEL, A NARRATIVA BÍBLICA NÃO FALA , TODAVIA DA SUA SEMELHANÇA COM O RESTO DAS CRIATURAS, MAS SOMENTE COM O DEUS.
    DEUS CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM A IMAGEM DE DEUS ( Gn 1,27).
    NA NARRAÇÃO O CRIADOR PARECE DETER-SE ANTES DE CHAMA-LO  À SUA EXISTÊNCIA, COMO SE TORNASSE A ENTRAR EM SÍ MESMO, PARA TOMAR A DECISÃO.
    FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM , À NOSSA SEMELHANÇA ( Gn 1,26),
    O HOMEM NÃO PODE SER COMPREENDIDO E DEDUZIDO COM AS CARACTÉRISTICAS DO MUNDO, ISTO É, SIMPLESMENTE COM A MESMA ÓTICA DO CONJUNTO DO MUNDO VISÍVEL DOS CORPOS.
    APESAR DO HOMEM SER HUMANO TAMBÉM SER CORPO ( GN 1,27), VERIFICA-SE QUE A VERDADE ESSENCIAL ACERCA DESTE CORPO REFERE-SE AO HOMEM-MULHER.
     NOTA: O TEXTO ORIGINAL DIZ DEUS CRIOU O HOMEM  ( HA-ADAM-SUBSTANTIVO COLETIVO: A HUMANIDADE) À SUA SEMELHANÇA , À IMAGEM DE DEUS OS CRIOU, MACHO (ZAKAR = MASCULINO) E FÊMEA ( UNEQEBAH = FEMENINO = OS CRIOU ( Gn 1,27).
      QUANTO À ETIMOLOGIA , NÃO SE EXCLUI QUE O TERMO ICH DERIVE DUMA RAIZ QUE SIGNIFICA FORÇA E ICHAH ESTÁ LIGADA A UMA SÉRIE DE TERMOS SEMITAS, CUJO SIGNIFICADO OSCILA ENTRE FÊMEA E ESPOSA ( JOÃO PAULO II, E DEUS CRIOU HOMEM E MULHER, NOTA EXPLICATIVA Nº 2). O CRIADOR NO PRINCÍPIO CRIOU-OS HOMEM  E MULHER.
       É SIGNIFICATIVO, NA SUA RESPOSTA AOS FARISEUS EM QUE APELA PARA O PRINCÍPIO, INDICAR CRISTO PRIMEIRAMENTE A CRIAÇÃO DO HOMEM COM REFERÊNCIA A Gn.1.27,  PARA SÓ EM SEFUIDA CITAR O TEXTO DE GN 2,24.
       O CRIADOR NO PRINCÍPIO CRIOU-OS HOMEM E MULHER.
       POR ISSO O HOMEM DEIXA SEU PAI E SUA MÃE, PARA SE UNIR À SUA MULHER ; E JÁ NÃO SÃO MAIS QUE UMA SÓ CARNE.
        É BASTANTE SIGNIFICATIVO QUANDO CRISTO REFERE-SE À Gn 2,24. ELE NÃO SÓ LIGA O PRINCÍPIO COM O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO, MAS TAMBÉM NOS CONDUZ, POR ASSIM DIZER, AO LIMITE ENTRE A PRIMEIRA INOC|ÊNCIA E O PECADO DO HOMEM ORIGINAL.
        A SEGUNDA NARRATIVA DA CRIAÇÃO DO HOMEM FOI FIXADA NO LIVRO DO GÊNESIS EXATAMENTE EM TAL CONTEXTO, NELE LEMOS:
        ENTÃO O SENHOR DEUS MANDOU AO HOMEM, UM PROFUNDO SONO; E ENQUANTO ELE DORMIA, TOMOU-LHE UMA COSTELA E FECHOU COM CARNE O SEU LUGAR.
        E DA COSTELA QUE O SENHOR DEUS TOMOU DO HOMEM, FEZ UMA MULHER E LEVOU PARA JUNTO DO HOMEM.
        EIS AGORA AQUI, DISSE O HOMEM , O OSSO DE MEUS OSSOS E A CARNE DE MINHA CARNE; ELA SE CHAMARÁ MULHER, PORQUE FOI TIRADA DO HOMEM.
        POR ISSO O HOMEM DEIXA O SEU PAI E A SUA MÃE PARA SE UNIR À SUA MULHER, E JÁ NÃO SÃO MAIS QUE UMA CARNE ( Gn 2,21-24). 
fonte: programa FAMILIA DE DEUS RÁDIO EVANGELIZAR AM 1060 

Nenhum comentário:

Postar um comentário