Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A TRINDADE E OS GRUPOS DE REFLEXÃO

   Jesus nos revelou a vida intima de Deus em 3 pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus é comunhão de Pessoas, Deus é família são um só Deus. Não temos 3 deuses, mas a Trindade , a melhor comunidade.
   Esta fé na Trindade Divina tem grandes consequências para a humanidade e a Igreja . Deus trino quer a comunhão, a unidade, a família. A fé e a participação. A trindade quer a comunidade, quer o grupo, a equipe. Uma espiritualidade trinária autêntica vence o egoísmo, o fechamento , o isolamento e fomenta o encontro , o altruísmo, a alteridade.
    A Trindade Santa é o fundamento dos nossos Grupos Bíblicos de Reflexão, de nossas comunidades e de tudo o que leva a união. Moisés, Paulo, Jesus, investiram fortemente e sabiamente nos pequenos grupos. Os inícios da Igreja foram marcados por pequenos grupos nas casas. Mesmo no deserto os cristãos formaram grupos que hoje são as Congregações Religiosas. Igualmente os Mosteiros iniciaram com pequenos grupos que promoveram a fé, a cultura, o trabalho e outros valores e se transformaram em grandes comunidades.
   Se o ser humano é um ser social, então os grupos são respostas para o homem moderno tão solitário, isolado, egocêntrico. Se a Igreja é uma família, uma comunidade, uma comunhão de pessoas, os grupos são um jeito certo de ser Igreja.
   Não podemos ser Igreja da salva tua alma, nem Igreja da massa. Então, a grande bússola, a direção mais adequada é a Igreja comunidade. Os grupos são alma e sangue vital desta Igreja.
   Temos ouvido tantos testemunhos de pessoas que se reúnem nos condomínios, nos edifícios, as casas e fazem uma experiência alegre de novas amizades,de amadurecimento da fé., de participação na comunidade graças aos grupos. O mesmo acontece nas periferias e bairros pobres da cidade. O grupo nos leva ao irmão, à comunidade e a Deus.Grupo Bíblico de Reflexão não é uma moda nem uma imposição, é uma convicção de fé, um jeito de ser Igreja, mais excelente pedagogia pastoral.
    Um conjunto de grupos forma um Setor ou uma Comunidade Eclesial de Base. Tenho visitado Capelas e comunidades que tiveram sua origem nos grupos,.
    Estas comunidades sobressaem pelo entusiasmo, participação, solidariedade e comunicação interpessoal. São exemplos concretos de Igreja-família.
    Os Documentos de Medelin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida deram ênfase e prioridade pastoral dos grupos, cujo fundamento é a fé na Santíssima Trindade. Em toda a América Latina, na África, na Ásia, na Oceania existe a opção preferencial pelos grupos. São cativantes, e convincentes os testemunhos de bispos, padres, leigos e missionários destas regiões. No Brasil os grupos existem na maioria das Dioceses. No Paraná, todas as dioceses têm grupos de reflexão, que são meios de renovação da Paróquia . Grupos permanentes fazem missão ser permanente.
    Entre nós fazemos nossas concentrações Decanais e Paroquiais para alimentar nossos Grupos e assumimos a visitação das casas e o apadrinhamento de novos grupos são, para melhorar e aumentar nossos Grupos Bíblicos de Reflexão. É convicção e fé, que os grupos são um louvor a Deus Trindade, a melhor comunidade.
   Por isso, cremos, amamos e participamos dos grupos vivendo uma espiritualidade trinária através do encontro, do diálogo, da amizade, da entre-ajuda. Solidão é frustração e tristeza, grupo é alegria e jeito certo de viver e de ser Igreja da Trindade.
DOM ORLANDO BRANDES
ARCEBISPO DE LONDRINA (PR) para o Jornal Evangelizar é Preciso da Associação Evangelizar é Precisoooooooo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário