Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2012

CELEBRAMOS O ANO DA FÉ


   Que você e eu possamos sentir a alegria cristã de vivenciar, celebrar, irradiar e partilhar a Fé com as pessoas que Deus coloca em nossos caminhos!
    O tempo é agora! Há uma porta aberta para você - a Porta da Fé - que nos introduz na vida de comunhão com Deus. Boas Vindas! Entre, ouvindo a Palavra de Deus e deixe-se moldar pela graça dos Sacramentos! Com  o Batismo você já iniciou o caminho, pois lhe foi dado o dom precioso da fé.
     Estamos vivendo um ano especial para redescobrir, reacender e fortalecer a Fé: Ano da Fé - de 11 de Outubro de 2012 a 24 de Novembro de 2013. A proposta é do Papa Bento XVI, em comemoração aos 50 anos do Concílio Vaticano II e dos 20 nos da edição do Catecismo da Igreja Católica.
     Novas luzes são lançadas, questões são aprofundadas. Participemos desse tempo de renovação e de graça que quer dar um impulso renovador na Igreja. É tempo de rever e aprofundar nossos conhecimentos e vivências e professar a fé na Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.
     Fé, é dom e virtude. Deus vem a nós e se revela de muitas formas, em nosso coração e mente. ao darmos uma resposta de amor, o dom abraça a virtude.
Nossa adesão pessoal e amorosa a Deus uma homenagem  do entendimento e do coração pela aceitação do conteúdo  da revelação, de modo especial, ao amor revelado em Jesus. Com o coração se crê e com os lábios se professa. A profissão de fé nasce do coração. A fé cristã tem sentido na medida em que dá sentido a vida das pessoas. Que em meio à multiplicidade das ciências e dos apelos atuais, das ofertas de bens e consumo, saibamos dar atenção amorosa para a vida de Deus em nós.
      A vivência da Fé é essencialmente eucarística e sustentada pela Palavra de Deus. Que a vida de Cristo se manifeste em nós e, pelo testemunho, também os não crentes se abram para o Senhor!
      O conhecimento dos conteúdos de Fé é essencial para aderir com a inteligência e a vontade, a quanto é proposto pela igreja, e introduz no mistério salvífico. É conhecer mais para amar mais. Sugerimos estudar e divulgar o Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo Papa João Paulo II, com o objetivo de apresentar a todos os fiéis a força e a beleza da Fé. Há edições adaptadas para diversos públicos, que facilitam a compreensão.
        Para chegar a um conhecimento sistemático da Fé, temos um subsídio precioso no Catecismo da Igreja Católica, instrumento válido e legítimo ao serviço da comunhão eclesial. Estudemos a sua síntese sistemática e orgânica, a riqueza de doutrina que a Igreja acolheu, guardou e ofereceu durante os seus dois mil anos de história. Nas páginas do Catecismo, verdadeiro instrumento de apoio da Fé, descobre-se o caminho para o encontro com a Pessoa de Jesus, que vive na igreja. A Liturgia, os Sacramentos e Profissão de Fé sustentam o testemunho dos cristãos.
        Que o Ano da Fé ajude os crentes em Cristo a revigorar a sua adesão ao Evangelho, a expressar, professar e celebrar a Fé no Senhor! Que cada um conheça melhor, viva e transmita às gerações futuras a Fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus!
Fonte de pesquisa Jornal evangelizar é preciso de Padre Reginaldo Manzotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário