Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

NOTICIAS DO VATICANO COMPREM O LIVRO

 50 ANOS DO VATICANO 11: LIVRO INTRODUÇÃO AO CONCÍLIO E EXPLICA SEUS DOCUMENTOS

      Cidade do Vaticano (RV) - O futuro do Concílio, os documentos do Vaticano II: um tesouro a ser redescoberto é o título da coleta de escritos apresentada no dia 19 de setembro deste ano, na sede da Rádio Vaticano, de autoria de especialistas renomados que estudaram e aprofundaram o percurso conciliar. No material foi evidenciado que, mesmo passados 50 anos, o resultado daquela reunião de bispos do mundo inteiro é sempre atual. A emissora entrevistou o responsável pelo volume, Luca Rolandi, que falou como nasceu a ideia de uma coleta dos documentos do Vaticano II:
      LUCA ROLANDI - Substacialmente, nasceu da perspectiva de buscar, sobretudo para um público de jovens e de pessoas que não conhecem nada do Concílio, a possibilidade propedêuctica  de ter uma introdução à leitura dos próprios documentos, partindo  da análise feita  por especialistas, vaticanistas, biblistas e liturgistas.
    RV - QUAIS tesouros você descobriu nos documentos analisados?
    LR - Foram descobertos muitos tesouros porque os documentos, apesar de seus 50 anos, têm ainda um peso e uma força profética, uma profunda visão espiritual e cultural que considero ser importante, sobretudo às novas gerações.
RV - Qual lugar o Concílio Vaticano II ocupa ou pode ocupar na Igreja do terceiro Milênio?
LR - Certamente pode ocupar um lugar fundamental, no sentido que é verdade que em 50 anos a sociedade evoluiu rapidamente, mas é também verdade que os tempos da Igreja são sempre mais lentos e existe o chamado acolhimento do Concílio a ser metabolizado com mais dificuldade e em tempos mais longos em relação aos da sociedade. Por isso, penso que ainda é fundamental recorrer ao magistério dos papas, dos bispos e dos sacerdotes, nas comunidades, que é sempre contínuo ao Vaticano II, para além das celebrações e dos aniversários.
   RV - Se tivesse que explicar o Concílio a um jovem como faria?
   LR - Penso que o faria de dois modos: De um lado, utilizando talvez algum instrumento da mídia mostrando-lhe algumas imagens do que foi o Concílio: ver os dois mil e quinhentos bispos provenientes do mundo inteiro que se encontraram pela primeira vez, todos juntos, na Basílica de São Pedro, numa grande assembléia. Por outro lado, lhe mostraria, por exemplo, o discurso que João XXIII pronunciou à noite após a abertura do Concílio - o famoso discurso em que faz menção à lua - porque reconduz o Concílio numa dimensão mais doméstica, numa dimensão que pode falar ao coração de todos.
FONTE DE PESQUISA www.news.va ( JORNAL EVANGELIZAR É PRECISO DO PADRE REGINALDO MANZOTTI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário